0
BLOG

5 dicas para decorar uma sala pequena

5 dicas para decorar uma sala pequena

A sua sala é pequena e ainda precisa comportar mais de um ambiente? Decorar pequenos espaços pode ser bem desafiador, e muitas dúvidas podem surgir: Será que os móveis que eu quero vão caber? Vai ficar confortável? O que posso fazer para não parecer apertado?

Fique tranquila, existem muitos truques da decoração que vão te ajudar a aproveitar melhor o espaço e dar a sensação de amplitude a sua sala pequena. Com as nossas dicas, você pode transformar a sua sala pequena num lugar gostoso, prático e acolhedor.

1. Escolha bem os móveis

Antes de comprar os móveis, tenha certeza que eles cabem no seu espaço. Tire as medidas do ambiente e planeje onde cada móvel vai ficar. Lembre-se: em uma sala pequena, menos é mais. Então, escolha os móveis que você realmente precisa. Uma cristaleira pode ser linda, mas ela pode mais atrapalhar do que embelezar a sua sala!

Escolha móveis menores ou use soluções criativas. Troque sua mesa de 6 lugares por uma de 4, use cadeiras charmosas no lugar de poltronas. Mesmo que você não abra mão de ter um sofá espaçoso, pode optar por um modelo menor sem braços, por exemplo. Cada centímetro conta para ter um espaço mais confortável!

O sofá sem braços e o canto alemão são ótimas opções para ganhar espaço.A mesa de 4 lugares ficou perfeita nesse cantinho.

2. Evite carregar demais o visual

Estampas grandes, cores escuras e tecidos pesados tendem a deixar o ambiente parecendo menor. Eles não estão proibidos, claro que você pode usar algo aqui e ali. É só evitar que estejam em toda decoração, principalmente em superfícies maiores, como papel de parede, cortinas e tapete.

Por outro lado, cores claras e estampas discretas ajudam a deixar a decoração leve e o ambiente mais amplo. Aposte nelas para sua sala pequena que não tem erro!

Decoração escura é linda, mas pode deixar sua sala pequena ainda menor…Enquanto uma decoração clara e leve vai ampliar o espaço!

3. Cuidado com as peças de decoração

Quando for escolher as peças de decoração para sua sala pequena, tome cuidado com as proporções. Aquele lustre todo estiloso que você viu na Internet, por exemplo, pode virar um trambolho no seu espaço. Quadros também são perigosos: se ficar na dúvida, cole um papel com as dimensões da moldura na sua parede, pra ter certeza que ele não é grande demais.

Uma dica legal é trocar peças que ocupam espaço por outras menores ou suspensas. A luminária de piso pode virar uma arandela na parede, um vaso grande pode ser trocado por vários vasinhos espalhados pelo ambiente. A ideia é manter os objetos que você acha útil e gosta, mas com opções que liberem espaço.

O pendente deve ter o tamanho certo para a mesa; já a luminária de trilho é moderna e discreta, ideal para sala pequena.Plantas suspensas decoram e não ocupam espaço, enquanto a prateleira alta é útil e discreta.

4. Use espelhos

Espelhos refletem o ambiente e dão a impressão que ele é maior. Por isso, são um ótimo truque para ampliar salas pequenas, e ainda ajudam na decoração!

Prefira espelhos mais amplos, que vão refletir um espaço maior. Os retangulares sem moldura que revestem a parede são uma boa pedida, mas os redondos com molduras discretas também dão um efeito legal. Mas cuidado pra não exagerar, você pode terminar transformando sua sala em um labirinto de espelhos!

Sala integrada com espelho retangular da sala de jantar, dando uma sensação de amplitude para a mesa.Sala de jantar com um toque de decoração do espelho redondo com suporte de couro.

5. Planeje o espaço da sua sala pequena

Além de todas essas dicas pontuais, a mais valiosa de todas é aquela que vai garantir de verdade o melhor aproveitamento do espaço: faça um projeto de decoração.

Comece com uma planta do ambiente, mesmo que esquemática. Coloque todas as medidas e pense na ocupação dos espaços. Teste as posições dos móveis, seja criativa com soluções mais compactas. Lembre-se de garantir a circulação entre os móveis e de reservar alguns espaços vazios. São esses espaços que vão garantir mais conforto e bem-estar no seu dia-a-dia.

O “cantinho do café” é uma forma criativa de substituir a mesa de jantar.O escritório na sala ficou compacto e discreto.

Loading...
Aguarde...
O produto foi adicionado a Carrinho.