0
BLOG

Dicas de como harmonizar o sofá com as almofadas

Dicas de como harmonizar o sofá com as almofadas

Almofadas são itens essenciais nos ambientes, afinal, elas são responsáveis por trazer conforto, identidade e mais vida a um espaço, principalmente a sala de estar, que precisa ser convidativa e aconchegante para receber uma família e seus amigos.

A tarefa de combinar as almofadas com o sofá requer alguns cuidados especiais, incluindo a escolha dos tecidos, estampas e tamanhos. Para que você acerte no momento de investir nas almofadas para a sua casa, a seguir, listamos algumas dicas do que considerar ao combinar essas peças.

Abaixo algumas dicas de como harmonizar o sofá com as almofadas.

 

  1. Cuidados ao escolher as cores das almofadas

Há diversas combinações de cores que resultam em uma composição harmônica e bastante interessante nos ambientes, mas, para não errar, você deve primeiramente considerar as seguintes opções:

– Tom sobre tom: essa técnica é muito utilizada e consiste em seguir a mesma paleta de cores no sofá e nas almofadas, alternando os tons. “Se você tiver um sofá lilás, por exemplo, pode escolher almofadas roxas para fazer a composição, incluindo até modelos estampados que sigam essa tonalidade”, recomenda a designer Marília Veiga, que fala também sobre o cuidado a ser tomado com os tons bege, que correm o risco de transformar a composição em algo monótono demais. “Nesses casos, uma cor mais vibrante sempre é bem-vinda”, complementa.

como harmonizar o sofá com as almofadas

– Cores complementares e análogas: cores análogas são opostas entre si, porém combinam muito bem no momento de decorar.

Um exemplo são o roxo e o amarelo, que são complementares, mas ficam ótimas em um sofá, por exemplo. As tonalidades análogas são aquelas mais parecidas que a cor que você já tem. “Um sofá vermelho, por exemplo, fica ótimo com almofadas laranjas”, destaca Marília, que recomenda a consulta de um círculo cromático (abaixo) para entender melhor essa ligação entre as cores.

como harmonizar o sofá com as almofadas

 

– Cores neutras: um sofá bege, por exemplo, permite diversas composições, especialmente com estampas, texturas e cores fortes. Ele é o cenário perfeito para ousar, mas, para quem deseja um aspecto mais sóbrio, tons como o marrom ou o cobre combinam muito bem com o bege. Se o seu sofá for cinza, que tal ousar e misturar almofadas coloridas com as estampadas?

O resultado é um ambiente vibrante e cheio de energia!

como harmonizar o sofá com as almofadas

 

  1. O tamanho certo das almofadas

A escolha do tamanho e do formato das almofadas também é muito importante no momento de combinar esses elementos com o sofá, afinal, almofadas muito grandes são pouco funcionais e “escondem” o sofá, ao passo que as pequenas demais não oferecem conforto. “Sofás com encosto baixo pedem almofadas menores, que podem ser até retangulares”, recomenda Marília. “Já os sofás maiores podem ter almofadas maiores, mas nunca com tamanho maior do que o próprio encosto do móvel”, adverte.

10

  1. A escolha do tecido da almofada

Atualmente, há uma série de opções de tecido para almofadas e a escolha da melhor opção dependerá exclusivamente da sua intenção. Uma casa de praia, por exemplo, pede tecidos mais leves e finos, como o algodão, ao passo que uma casa no campo pode contar com algo mais aconchegante, como a lã. “O tecido das almofadas não precisa ser o mesmo que o do sofá, já que essa mistura enriquece muito o ambiente”, enfatiza a arquiteta.

como harmonizar o sofá com as almofadas

como harmonizar o sofá com as almofadas

Uma composição com diferentes tecidos também é permitida na hora de escolher as almofadas. Você pode, por exemplo, apostar em uma peça estampada de algodão e combiná-la com outra lisa de veludo, seguindo a lógica de cores que citamos acima. Estampas diferentes também podem ser combinadas, mas devem seguir algum padrão entre elas, como a cor ou a temática.

8

  1. Quantas almofadas colocar no sofá

A quantidade de almofadas em um sofá está diretamente ligada ao tamanho da peça, é claro, e à sua utilização. “Um sofá posicionado em uma sala de TV, por exemplo, precisa ser mais confortável e aconchegante e, por isso, pede mais almofadas”, explica Marília Veiga. De forma geral, salas de estar pedem menos almofadas, que, juntas, não devem ocupar mais da metade do sofá para não esconder a peça e atrapalhar a acomodação das pessoas.

como harmonizar o sofá com as almofadas

 

como harmonizar o sofá com as almofadas

Almofadas bem escolhidas podem mudar completamente o aspecto de uma sala. Capriche nas escolha das suas e deixe esse ambiente mais moderno, convidativo e gostoso!

Loading...
Aguarde...
O produto foi adicionado a Carrinho.