0
BLOG

Natureza onipresente na decoração

Natureza onipresente na decoração

Em 2023, sem dúvida, segue a necessidade de se conectar com a natureza nos projetos de interiores e espaços comerciais. A inclusão de elementos naturais oferece muitos benefícios para o bem-estar e ajuda a contrastar com a tecnologia e telas presentes em nosso dia a dia. Assim como plantas, jardins verticais e outros conceitos do design biofílico, é possível explorar o potencial de vários materiais, como madeira, algodão, bambu, pedras com superfícies brutas e plantas. 

O que é Design Biofílico?

A palavra "biofílico" vem de "biofilia", que pode ser definida como o amor à vida ou aos sistemas vivos. Assim, o design biofílico é uma maneira de nos reconectar com o meio ambiente, tornando os espaços de morar e trabalhar mais aconchegantes e saudáveis.

O termo  “biofilia” foi usado pela primeira vez em 1964, pelo psicólogo Erich Fromm, e depois popularizado nos anos 80, pelo biólogo Edward O. Wilson, quando a urbanização desenfreada desencadeou na perda do contato diário com a natureza.

Segundo a WGSN, autoridade global em tendências de consumo e design, esse tipo de design tem se tornado tendência no mercado já que, cada vez mais, os indivíduos têm uma necessidade de promover o equilíbrio e bem-estar dentro de seus lares e locais de trabalho, minimizando também os impactos da urbanização nos grandes centros. 

MDF Fontana, da Guararapes

 

Como trazer a Biofilia para sua casa ou empresa?

É possível trazer a natureza para dentro dos espaços por meio de experiência direta, com elementos naturais, e também indireta, por meio de cores, texturas, imagens da natureza e simulação de luz natural.

Confira essas dicas:

Jardins verticais e telhados verdes

Explorar telhados verdes e jardins verticais, além de deixar o ambiente bonito e biofílico, ajudam a reduzir o efeito do calor e deixam o local mais fresco e agradável, além de promover a melhora do ar. 

Materiais  inspirados na natureza

Se não é possível trazer a natureza viva para dentro dos ambientes, uma boa opção é  explorar cores e texturas que remetem à materiais naturais, como os painéis de MDF com com desenhos e texturas de pedras, madeiras e tecidos muito similares aos naturais.

MDF Freijó, da Guararapes

 

Iluminação natural

A iluminação natural afeta diretamente a produtividade no ambiente de trabalho e também na saúde mental e qualidade de vida. Pensando nisso, os móveis e a decoração podem ser projetados para potencializar os efeitos e benefícios da luz natural, utilizando tons mais claros, por exemplo.

MDF Areia, da Guararapes

 

Texturas e formas orgânicas

Na decoração, as formas naturais mais arredondadas inspiradas diretamente na natureza, como padrões botânicos e geomorfologia, são uma ótima ferramenta do design biofílico. Objetos de cerâmica, argila ou tecidos naturais como linho e algodão também ajudam na composição. 

MDF Carvalho Natural, da Guararapes

 

Confira alguns benefícios do design biofílico

  • Aumenta o bem-estar, tanto físico quanto mental;
  • Reduz os níveis de estresse, pressão arterial e frequências cardíacas;
  • Estimula a criatividade e a empatia;
  • Aumenta a produtividade;
  • Proporciona um ambiente com maior qualidade do ar;
  • Experiência direta com a natureza (água, luz, plantas, animais, paisagens naturais e materiais naturais);
  • Experiência indireta com a natureza (materiais de aspecto natural, imagens da natureza, cores naturais e leves)

 

 

 

Loading...
Aguarde...
O produto foi adicionado a Carrinho.